caricatura

Como fazer Caricaturas

Como fazer caricaturas? Não dá para ensinar e dizer o que essa palavra significa. É algo pessoal, uma visão exclusiva do artista. Existem centenas de excelentes caricaturistas pelo mundo com diversas técnicas e estilos diferentes. Como posso ensinar a fazer uma coisa que é tão única e exclusiva de cada artista?  Apesar das diferenças de estilo e técnica, “caricatura” foi a palavra escolhida para descrever essa fantástica arte. É óbvio que há uma conexão, e infelizmente, não se aprende na escola! Então pessoal, quais os elementos que podem ser cruciais em uma caricatura?

Ao menos, precisa parecer! Quando você mostra sua caricatura pronta para o indivíduo e ele diz que não tem absolutamente nada haver com ele, então não é uma caricatura bem feita. As boas caricaturas se parecem com a pessoa desenhada e a fazem rir, nem que seja um pequeno sorriso sem graça. Exagerar, com estilo! Se você não exagera não é uma caricatura, Se você representar exatamente o que você vê na pessoa, tudo que você tem é um retrato. O exagero pode variar muito mas têm que haver um ponto de partida, um início.  Um retrato não é uma caricatura.  Afirmação Nós caricaturistas, além de apenas desenhar, devemos colocar sentimento, percepção! Isso vai além de simplesmente desenhar. Pode ser que a pessoa tenha um jeito de ser especial, um tic nervoso, é sorridente e feliz o tempo todo, adora beber uma cerveja, é torcedor fanático do fluminense e odeia flamenguista, pode ser uma situação qualquer e pode -se alcançar este exagero em alguns casos. As boas caricaturas dizem algo sobre a pessoa. Não se trata apenas de exagerar o nariz ou a boca… É impossível ensinar alguém a desenhar caricaturas. Eu posso ensiná-los a desenhar, não é algo impossível. Aprender a desenhar um rosto funciona pela anatomia, como a expressão muda as características, como o ângulos influenciam, como o cabelo e cai sobre a cabeça e pelo ombro etc, como usar um lápis ou o Photoshop, essas são as coisas que podem ser ensinadas! Caricaturas, no entanto, é muito mais sobre o que o artista está vendo e  é isso que faz com que a pessoa na sua frente tenha uma interpretação pessoal. Eu posso mostrar a alguem como desenhar um patinho mas e se eu der um patinho e pedir para desenhar uma Baleia? A capacidade de ver, e depois disso a capacidade de exagerar o que você vê para o efeito humorístico em uma caricatura e isso há de ser desenvolvido.

Como Fazer CaricaturasPessoal, quando você vê uma pessoa que possui caracteristicas diferentes e engraçadas ou que podem ser engraçadas é fácil!!!  Agora, imagina uma super modelo, imagina uma Sharon Stone da vida! É aí que está o desafio. É aí que o desenvolvimento de uma capacidade de “ver ” se torna importante. Não há rosto que desafia a caricatura, mas às vezes você tem que cavar um pouco mais para encontrar as chaves para destravar o quebra-cabeça mais difícil. Na caricatura, o velho ditado de “a prática leva à perfeição” nunca foi mais verdadeiro . A capacidade de ver não surgi durante a noite, e muitas vezes coisas sutis  se escondem dentro da cara “comum” . Você já caminhou pela rua e se deparou com alguém que tenha um nariz extremamente grande e um formato de rosto arredondado com pouco cabelo? Caricaturistas têm uma visão diferente sobre esse tipo de pessoa! Eu chamo isso de “Dia O”, o dia da observação, rs….boa essa surgiu agora!! Verifique a pessoa ao lado e veja se essas características são realmente diferentes. Se você mediu o tamanho do nariz do Sr. Narigão em comparação com o Sr. Normal, a diferença seria mínima. Então, por que ele é tão fácil, ou melhor, porque você acha que é tão fácil de desenhar? Porque você acha que é tão diferente e engraçada? Porque você está vendo a diferença com base na sua maneira de ver as coisas e isso é o trampolim para iniciar uma boa caricatura!

Como fazer caricaturas é algo que não há como ensinar. Tenho como ensinar a pessoa a ver corretamente e isso, é o verdadeiro canal!

Comentários

Comentários